Visita de parapsicólogos de outros países ao Recife

 

RÚSSIA

 

BARBARA IVANOVA

 

Em abril de 1990, Barbara Ivanova, em viagem pelo Brasil, veio ao Recife e, no dia 11 de maio, visitou o I.P.P.P., onde realizou palestra. No dia 15 deste mês, por iniciativa do Instituto, fez conferências na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

DIÁRIO DE PERNAMBUCO


30 de abril de 1990


                                         Paranormal soviética confirma série de palestras na Unicap
 
A convite do Instituto Pernambu­cano de Pesquisas Psicobiofísicas - I.P.P.P., a internacionalmente famosa parapsicóloga e paranormal soviética Bárbara Ivanova realizará, no próximo dia 15 de maio, duas conferências na Universidade Católica de Pernambuco, abordando, principalmente, o desenvol­vimento da Parapsicologia na Rússia e as ações práticas da paranormalidade.

Bárbara, atualmente, com 73 anos de idade, de um vigor físico e intelectual impressionante, fala fluentemente o Português e, além de desenvolver in­tensa atividade cientifica, dedica-se, desde 1971, a trabalho de curas psíqui­cas. É, ainda, integrante honorário de várias sociedades de parapsicologia em todo o mundo e tem 150 trabalhos pu­blicados em 19 países.

No Recife, Bárbara manterá diver­sos contatos científicos com os parapsi­cólogos pernambucanos em visitas que fará ao Instituto Pernambucano de Pes­quisas Psicobiofísicas, onde receberá o título de membro honorário. A finali­dade principal destes contatos é estabe­lecer projeto de colaboração científica no campo da Parapsicologia, formando um elo de pesquisa - Recife-Moscou. Bár­bara também foi convidada para parti­cipar da banca examinadora quando da apresentação de monografias e defesa pública de tese de dois dos alunos do Curso de Pós-Graduação, Latu Sensu, Especialização em Parapsicologia, que vem sendo ministrado pelo Instituto Pernambucano de Pesquisas Psico­biofísicas, desde o ano de 1988. A defesa da tese ocorrerá na Faculdade de Ciên­cias Humanas de Olinda (Facho).
As inscrições para as conferências de Bárbara Ivanova podem ser feitas na sede do próprio Instituto, na Rua da Concórdia, 372, 4o andar, salas 46/47, no horário comercial.   

***

Bárbara Ivanova recebe, de Valter da Rosa Borges, o título de sócio honorária do Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísica no auditório da Universidade Católica de Pernambuco, onde realizou palestra.

 

ESTADOS UNIDOS

 

STANLEY KRIPPNER

 

No dia 13 de novembro de 1990, no Hotel Casa Grande e Senzala, em Boa Viagem, aconteceu o primeiro encontro de Stanley Krippner e membros do Institute of Noetic Sciences com um grupo do IPPP, constituído por Valter da Rosa Borges, Ivo Cyro Caruso, Ronaldo Dantas Lins Filgueira, Luiz Carlos Diniz, Terezinha Acioli Lins, Erivam Felix Vieira, Luiz César Leite, Selma Rosa Borges e Júlia Soares da Silva, para troca de informações e experiências no campo da Parapsicologia. Na ocasião, recebeu, das mãos de Valter da Rosa Borges, o título de sócio honorária do Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísica

***

Stanley Krippner, acompanhado de sua cinegrafista e do parapsicólogo Fábio esteve na sede do Instituto Pernambucana de Pesquisas Psicobiofísicas, na Avenida do Forte, 444, bairro de Cordeiro, com a finalidade de entrevistar Valter da Rosa Borges e se atualizar sobre as atividades do Instituto.

ARGENTINA

 

NAUN KREIMAN

 

O parapsicólogo argentino Naun Kreiman participou, como conferencista, do XVIII SIMPÓSIO PERNAMBUCANO DE PARAPSICOLOGIA, realizado na Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ Museu do Homem do Nordeste, em 18 de novembro de 2000 e visitou a sede do IPPP onde se reuniu com os parapsicólogos pernambucanos para a criação da Escola Ibero-americana de Parapsicologia, tendo por base a Escola Pernambucana de Parapsicologia.