Televisão

Pioneiro na criação, direção e apresentação de programas culturais e científicos no Brasil.

O Grande Júri

Em 1968, criou, dirigiu e apesentou o programa O GRANDE JÚRI, na TV Universitária Canal 11, o primeiro programa cultural e científico do Brasil e que teve a duração de 14 anos, terminando em 1982.
O Grande Júri estreou na sexta-feira de 20 de setembro de 1968, ainda na fase experimental da TV-U (cuja inauguração oficial aconteceu no dia 22 de novembro deste ano) com o tema “O Transplante”.  E encerrou a sua trajetória no sábado de 27 de fevereiro de 1982.

 O programa alcançou um prestígio tão alto que alguns dos debatedores solicitavam ao seu criador, produtor e apresentador uma declaração de sua participação nele para colocá-la nos seus currículos.

Melhor produtor da televisão de Pernambuco em 1977

Título de melhor produtor da televisão de Pernambuco no ano de 1977 pela produção e apresentação do programa O GRANDE JÚRI.

Síntese

Em 1º de julho, Valter da Rosa Borges estreia o programa “Síntese”, que tinha por objetivo noticiar fatos culturais e entrevistar contistas, romancistas, artistas plásticos, poetas, teatrólogos e músicos, assim como realizar reportagens e documentários sobre o Nordeste. O programa, no entanto, teve uma vida curta.

Câmera 11

Neste mesmo ano, do mês de abril ao mês de julho, Valter da Rosa Borges inaugurou um novo programa, intitulado “Câmera 11”, no qual um locutor (em off) fazia perguntas aos entrevistados, abordando temas como nutrição, ecologia, cérebro, parapsicologia, comunicação, tóxicos, urbanização do Recife e Cibernética. Entre os entrevistados, figuraram Nelson Chaves, Vasconcelos Sobrinho, Manoel Caetano Escobar de Barros, Pessoa de Morais, Armando Samico, Arthur Lima Cavalcanti e Lamartine Holanda Júnior. Este programa teve a coprodução de Mayerber de Carvalho e Ivanise Palermo.

Rolar para cima