O êxito do programa A Ciência do Espírito levou o Diretor daquela TV, Dr. Francisco Dario Mendes Rocha a remeter ofício (184/74, de 18.12.74) aos Diretores do I.P.P.P. nos seguintes termos:
Senhores Diretores:
Estamos, pelo presente, apresentando a V.Sas. as nossas congratulações pelo êxito do programa “A CIÊNCIA DO ESPÍRITO”, produzido e apresentado pelo Presidente deste Instituto, Dr. Valter da Rosa Borges, promotor público da Capital.
O curso de Parapsicologia, que vem sendo ministrado no aludido programa, tem alcançado um alto índice de conteúdo cultural e pedagógico, o que o situa entre os melhores, na faixa educativa, da televisão de nosso Estado.
Esperando continuar contando com os auspícios desse Instituto, na produção de cursos regulares de Parapsicologia, nesta Televisão, aproveitamos o ensejo para apresentar a V.Sas. os nossos protestos de estima e elevada consideração.
Atenciosamente,
Francisco Dario M. da Rocha
Diretor
Substituí o programa “A Ciência do Espírito” pelo Curso Básico de Parapsicologia, na TV Universitária Canal 11, com duração de 60 minutos. Foi a primeira tentativa de estabelecer a diferença entre Parapsicologia e Espiritismo e de denunciar a utilização da fenomenologia paranormal ou psi como arena de conflito entre as religiões.
Criei, no IPPP, os Seminários Permanentes de Parapsicologia, que terminaram em 1978. E, em julho de 1974, o I Curso de Estudos Paranormais e, em setembro, o I Seminário de Espiritismo e Parapsicologia.
Pronunciei palestra sobre Parapsicologia no Rotary Club do Recife – Casa Amarela no dia 20 de maio.
Procurei uma aproximação com o movimento espírita em Pernambuco, a fim de trocarmos experiências sobre experiências psíquicas. Assim, foi realizado em encontro na Rua Siqueira Campos, no Edifício Limoeiro, com a presença de líderes espíritas, entre eles Caetano Coimbra.
Com essa finalidade, realizei palestras em vários centros espíritas. Mas, os resultados não foram satisfatórios.